‘Sankofa & Afrofuturismo’, primeira exposição de artes gráficas de Délcio Caiaia
Este sábado, 19 de março, inaugurou na Casa do Design, em Matosinhos, em colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda, a exposição “PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970-2020″, que apresenta uma seleção de peças e de designers de moda de diferentes gerações, percursos e linguagens, fomentando o debate sobre as identidades da moda portuguesa e o seu valor cultural, económico e social.
Com curadoria de Bárbara Coutinho, “PORTUGAL POP” mostra a influência das tradições culturais e da identidade coletiva de “ser português”, presente nos 180 coordenados dos vários autores de moda representados nesta exposição, permitindo uma perspetiva sobre a moda nacional desde as vésperas da Revolução de 1974 até à atualidade.
A exposição apresenta quase 200 coordenadores de moda de designers de diferentes gerações, percursos e linguagens. As peças são assinadas por Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, Constança Entrudo, Dino Alves, Helena Cardoso, Filipe Augusto, José Carlos, Luís Buchinho, Maria Gambina, Maria-Thereza Mimoso, Miguel Flor, Nuno Gama, Storytailors, entre muitos outros.
Além disso, estão expostas peças usadas por figuras que destacam-se na cultura pop portuguesa como Amália Rodrigues, António Variações, as Doce, os Heróis do Mar, os The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osiris ou Claúdia Pascoal, “artistas que deram um significativo valor ao vestuário na construção da sua imagem e marca”.
De 19 de Março a 20 de Setembro de 2022 poderá visitar a exposição “PORTUGAL POP. A moda em Português. 1970-2020”, na Casa do Design, em Matosinhos.
Autor
Koffie Luso
Permitimos a cópia dos nossos artigos, desde que citada a fonte “Koffie Luso”.
Mande sugestões para nosso magazine através do email: info@koffieluso.com