O Significado do Sofrimento

O Significado do Sofrimento

Textos sobre sofrimento talvez seja algo que você não veja muitos escreverem nem tampouco você goste de falar sobre esse assunto. Um tema que não gostamos de debater por ser algo que evitamos em nossas vidas. Mas como uma moeda, tudo tem suas duas faces e este texto é para mostrar a face positiva dessa moeda.

Sofrer é sentir uma sensação desagradável que faz chorar, perder as forças ou até mesmo a vontade de viver. O sofrimento tem seu papel e função na vida humana trazendo crescimento, perda da zona de conforto, mudanças, tomada de consciência e aceitação. Este é o lado positivo que lhes trago do sofrer.

Ao decorrer deste texto você irá compreender melhor o que tem o sofrimento de positivo para nossas vidas.

A maioria das pessoas estão acostumadas a enxergar apenas o lado negativo das coisas. Assim, veem o sofrer como apenas perda da saúde quer seja física ou emocional, perda de quem amamos, perda do grande amor ou até mesmo de um ente querido. Sofrer para muitos está relacionado a tristeza, a dor. Mas, na vida temos o poder de escolher entre sofrer ou aprender e dar a volta por cima, saindo da situação mais fortalecido e com um rico aprendizado.

 

Abaixo aponto alguns que mostram como tornar o sofrimento algo positivo:

 

  • Sofrimento x escolhas: Há momentos em que precisamos fazer escolhas mesmo que estas tragam dor. Escolhas exigem coragem e assim discernimento. Se alguma escolha sua te fizer sofrer mas essa seja a melhor neste momento, aceite, viva o luto e se fortaleça para arcar com o novo rumo que você escolheu para sua vida.
  • Sofrimento x aceitação: Aceitar uma perda ou mudança não é fácil, principalmente quando tenha sido percurso da vida e não sua opção.
    Mas, o que adianta você viver sofrendo por algo que não depende de você?
    Você tem o poder de escolher continuar chorando pelo leite derramado ou simplesmente aceitar e recomeçar.
  • Sofrimento x auto estima: Se você se ama, com certeza não vai querer lágrimas e lamentações no cenário da sua vida. Auto estima é me colocar em primeiro lugar valorizando o meu bem estar pelo fato de me amar. Assim, pessoas de alta estima não permitirá que o sofrimento “domine” sua vida. Você pode escolher se amar e cuidar de si, incluindo desenvolver sua saúde emocional e manter seu equilíbrio orgânico. Busque agir em prol da sua melhoria e superação.
  • Sofrimento x coragem: Quantas vezes não temos coragem de tomar uma decisão e nos acostumamos a situação por medo ou insegurança?!
    Esperamos que o outro dê o rumo para nossa vida ou achamos que o sentido da vida depende sempre de alguém.
    O sofrimento após o período de negação faz com que tenhamos coragem para recompor nosso ego. A partir dele muitas pessoas tem a coragem para lutar pelo que quer, encontram forças para refazer suas vidas, adaptando-se assim a novas rotinas e situações saindo assim da zona de conforto.
  • Sofrimento x fé: Pela correria do dia a dia e as inúmeras cobranças que temos, não paramos para nos conectar com o que cremos. Pelo sofrer as pessoas tem suas vidas freadas e assim veem que há algo maior que tudo isso que vivemos. Um Deus que sempre esteve connosco e que não tínhamos tempo para percebê-lo nem mesmo senti-lo. É no momento de dor que buscamos nos refazer buscando forças no sobrenatural: Deus!

Percebeu o quanto podemos aprender e crescer com o sofrimento? Não que escolhamos crescer com ele mas que através dele cresçamos, já que na vida é inevitável sofrer.

Tudo terá a intensidade e o tamanho que você atribui. Procure ver o lado positivo de cada situação, de cada perda, de cada escolha. Não escolha sofrer e deixar que sua vida passe sem que você perceba.

A cada dia vire a página do livro da vida e escreva uma nova história com olhos de sabedoria, coragem e positividade.
Nenhum sofrimento é eterno. Escolha viver! Ser feliz! Crescer e ser você!

 

Texto de auto-ajuda escrito pela Psicóloga Dany Pimenta

Artigos Relacionados