Moçambicano Ruy Santos participa de webinar com a Rainha Elizabeth II

Na passada quarta-feira (25), a Rainha do Reino Unido Elizabeth II, realizou um webinar com três activistas que receberam o prémio “Commonwealth Points Of Light”.

O moçambicano Ruy M Santos foi um dos contemplados da edição 2020 do prêmio que homenageia voluntários individuais desde 2018, pelo trabalho que têm realizando em suas comunidades e fora dela.

Na conferência online, a Rainha conversou com os três homenageados. O voluntário Len Peters de Trinidad e Tobago, foi o primeiro a receber o prémio e elogios da Rainha, pelo seu esforço em proteger espécies de tartarugas ameaçadas de extinção.

O outro reconhecimento foi dado a professora Nikoletta Polydorou de Cyprus, que apoia crianças carentes oferendo educação musical e instrumentos gratuitos. Durante a videoconferência, 45 crianças fizeram uma apresentação musical para comemorar o 73º aniversário de casamento da Rainha.

Ruy M Santos, fez um tour virtual por Makobo, um espaço criado pelo moçambicano em 2009 para realização de trabalho colaborativo, com o objetivo de promover o bem-estar social da população desfavorecida.

As instalações de Makobo é usado para alimentar cerca de 6 mil pessoas por dia durante a crise da pandemia de Covid-19.

Ruy M Santos disse à Rainha, que pretende alimentar um milhão de crianças até 2025. “É mais do que comida, queremos promover mais oportunidades para os jovens e especialmente as mulheres para reduzir as altas taxas de desnutrição e analfabetismo em Moçambique que afetam 80% da nossa população”, explicou.

Além disso, o projeto conta com costureiros locais para produzir máscaras para comunidades carentes e hospitais.

Ofereceu também a rainha, uma máscara artesanal feita com tecido tradicional de moçambique, a capulana.

Nas suas redes sociais, o ativista social disse que foi uma experiência única receber o reconhecimento pelo seu trabalho através da Rainha do Reino Unido. “Foi arrepiante ouvir a Rainha dirigir-se a mim, directamente… Eu, Ruy M Santos, nascido na Ilha de Moçambique, sonhei, acreditei, e hoje vi o meu sonho reconhecido pela Rainha de Inglaterra”.

Artigos Relacionados