Conheça a inventora do álcool em gel, Lupe Hernandez.

Foto: Adriano Gadini

O Álcool em Gel tem sido um dos produtos mais requisitados nos últimos tempos devido a pandemia do Covid-19.

Em 1966, Lupe Hernandez, uma estudante enfermagem de Bakersfield, na Califórnia nos Estados Unidos da América, foi a responsável pela invenção do álcool em gel.

Lupe pensou como os profissionais de saúde poderiam higienizar as mãos quando estivessem sem acesso a água e sabão, e percebeu que o álcool em forma de gel seria a solução ideal. Ela logo percebeu o potencial económico da sua invenção e registrou a patente. 

No início, o álcool em gel era usado somente em hospitais e consultórios. Com o passar dos anos, começou a ser comercializado para todos.

É comprovado que o álcool em gel é eficaz para combater bactérias, vírus e fungos, mas a indicação é que seja composto de 70% de álcool etílico (etanol).

Foto: Adriano Gadini

Diversos estudos  comprovam que após a implantação do álcool em gel, nas mais diversas rotinas dos profissionais de saúde, houve queda considerável de infecção dos estabelecimentos de saúde.

Infelizmente, apesar da popularidade do álcool em gel, pouco se sabe sobre sua inventora, Lupe Hernandez.

 

Com surto do novo coronavírus, a procura por esse produto aumentou, e em muitos países chegou mesmo a esgotar, mas a OMS aconselha a quem não conseguiu adquirir o álcool em gel, para lavar as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos, que é a maneira mais eficaz.

Confira os todos os cuidados a ter em conta contra o Covid-19. 

E veja o video da Organização Mundial da Saúde, mostrando como fazer a lavagem adequada das mãos.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.