LEGO apresenta peças em Braille para crianças cegas

Foto: Lego (reprodução)

A LEGO, fabricante de brinquedos dinamarquesa, anunciou o lançamento da LEGO Braille Bricks, uma versão inclusiva dos famosos blocos de montar para crianças com deficiência visual.

O projecto desenvolvido pela LEGO Foundation e o Grupo LEGO, ajudará crianças com cegueira ou deficiência visual a aprenderem Braille de forma lúdica, usando peças de LEGO.

Essa ideia de criação de blocos em braille já existe há alguns anos, atribui-se a ideia original a agência de design brasileira “Lew´Lara\TBWA” que criou 300 conjuntos de “Braille Bricks” (“Blocos Braille”) em 2016 para a fundação Dorina Nowill para Cegos em São Paulo, Brasil.

O design foi lançado sob uma licença “Creative Commons” para que qualquer pessoa possa criar o seu próprio blocos, e também para garantir que não seja alvo de contestação, já que os “Braille Bricks” foram criados para a caridade.

Totalmente sem fins lucrativos, os blocos LEGO Braille serão doados a instituições, escolas e serviços voltados para o ensino de crianças com deficiências visuais. Os Kits estarão disponíveis apenas para profissionais associados a tais instituições e centros educativos.


Lançamento

Numa primeira fase, as peças estão prontas para serem lançadas em seis línguas:  português, inglês, francês, dinamarquês, alemão e norueguês.

O lançamento oficial acontece  em sete Países, nomeadamente, Alemanha, Brasil, Dinamarca, França, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos da América.

O objectivo é lançar em mais 13 Países no início de 2021, incluindo Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, Finlândia, Holanda, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Suíça.

Artigos Relacionados