IndieLisboa 2022: 9 Longas portuguesas na competição nacional

O IndieLisboa apresenta a sua 19ª edição entre os dias 28 de Abril e 8 de Maio de 2022

Com um total de 9 longas-metragens portuguesas programadas, este ano o IndieLisboa reúne a mais extensa Competição Nacional da história do festival, juntando “autores de diferentes gerações e um grande leque de abordagens artísticas”.

Entre as longas-metragens da Competição Nacional está a coprodução brasileira-portuguesa “Mato Seco em Chamas” de Joana Pimenta e Adirley Queirós, que venceu o grande prêmio da competição internacional do 44º Festival Cinéma du Réel em França. Ainda nesta secção encontra-se “Super Natural”, primeiro longa-metragem de Jorge Jácome, que foi distinguido em Berlim com o Prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI). 

Esta edição do IndieLisboa conta com mais de 250 filmes, entre longas e curtas-metragens de talentos emergentes e autores de renome.

A Retrospectiva redescobre a realizadora Doris Wishman, figura de culto do cinema independente norte-americano e a primeira mulher cineasta a dedicar a sua obra à sexploitation feminina no cinema. Na secção Silvestre, o foco está na francesa Light Cone: para celebrar os seus quarenta anos, a distribuidora que promove e preserva cinema experimental de todo o mundo, apresenta em Lisboa alguns dos filmes do seu admirável catálogo, numa curadoria especial IndieLisboa.

A secção dedicada aos mais pequenos está de volta na íntegra. Depois de dois anos a levar o cinema às escolas, o IndieJúnior volta a convidar as escolas a virem ao cinema. Estão programados filmes para todas as idades, workshops e actividades em família que procuram oferecer uma experiência criativa, sempre com o cinema no seu centro.

Também o lado mais musical do festival, o IndieMusic, volta em peso. Apresentando um vasto espectro de nomes, do mainstream ao underground, estes filmes são reflectidos no programa de festas e concertos do IndiebyNight, que volta também a acontecer depois de dois anos em suspenso.

O Festival realiza-se de 28 de Abril à 8 de Maio, com sessões na Culturgest, na Cinemateca Portuguesa, na Biblioteca Palácio Galveias e nos Cinemas São Jorge e Ideal. Visite o site da organização para mais informações.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.