‘Sankofa & Afrofuturismo’, primeira exposição de artes gráficas de Délcio Caiaia
Hoje, 7 de Setembro, assinala-se o dia da Independência do Brasil, 198 anos desde a sua emancipação do reino de Portugal.
Foi neste dia, em 1822, que Dom Pedro, Príncipe Regente na época, deu início ao processo de independência do Brasil.
A data ficou também conhecida pelo episódio do “Grito de Independência” ou “Grito do Ipiranga”, pois D. Pedro havia gritado “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga, atual São Paulo, ordenando que os soldados que o acompanhavam tirassem as insígnias portuguesas de seus uniformes.
Resumo da História
No início do século XIX, Napoleão Bonaparte ordenou a invasão de Portugal, e a família Real Portuguesa decidiu procurar abrigo no Brasil. Nessa época, Portugal era governado pelo Príncipe Regente D. João IV.
Em 1808, a corte Real chega ao Brasil, e D. João decreta a abertura dos portos brasileiros à todas as nações amigas de Portugal. Este foi o primeiro passo de destaque para o processo de independência do País.
O outro passo importante foi a elevação do Brasil à condição de Reino, em 1815, quando o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do Reino Português. Isso aconteceu porque D. João queria obter o direito de participar do Congresso e para isso elevou o Brasil ao “Reino Unido de Portugal e Algarves”.
No entanto, essa decisão desagradou a muitos em Portugal, e em 1820, estoura a Revolução Liberal do Porto, que exigiam o regresso de Dom João para Portugal.
Assim, em 1821, D. João volta para Portugal e deixa seu filho mais velho, D. Pedro, como Regente do Brasil.
O Dia do Fico
Com apenas 23 anos, D. Pedro se viu também pressionado pelas Cortes de Lisboa a voltar para Portugal, pois pretendiam deixar o Brasil novamente na condição de colónia.
Mas D. Pedro recusou retornar a Portugal, o que ficou conhecido como o “Dia do Fico”.
Em Maio de 1822, D. Pedro determina que qualquer decisão tomada a partir de Lisboa que afetasse o Brasil, só seriam acatadas após a sua aprovação.
Independência

Essa sucessão de acontecimentos em poucos meses reforçaram a separação entre Brasil e Portugal. E em Agosto de 1822, as Cortes em Portugal exigiram mais uma vez o retorno imediato de D. Pedro, declarando ilegal o Governo do Príncipe Regente e diminuindo os seus poderes no território brasileiro.
Diante desta decisão, a 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro que se encontrava às margens do Rio Ipiranga, quando recebeu os decretos de Lisboa, declara a Independência do Brasil, gritando “Independência ou Morte”.
Com a emancipação, em Dezembro de 1822, Dom Pedro foi coroado como Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil.
De salientar, que apesar da declaração da Independência, ainda houve uma guerra de independência, pois algumas regiões do Brasil, se mantiveram leais a Portugal.
O 7 de Setembro só foi transformado em Feriado nacional e Dia da Independência em 1949.
Fontes: todamateria.com.br; calendarr; wikipedia;
Autor
Koffie Luso
Permitimos a cópia dos nossos artigos, desde que citada a fonte “Koffie Luso”.
Mande sugestões para nosso magazine através do email: info@koffieluso.com