“A História do Hip Hop Tuga” enche Altice Arena

Créditos: Sebas Ferreira

O último sábado, 19 de março, foi marcado pelo regresso do maior encontro da cultura do Hip Hop Tuga à Altice Arena. Estiveram reunidas mais de 10 mil pessoas, que assistiram ao longo de três horas e meia à narrativa das últimas três décadas do Hip Hop Tuga, contadas na primeira pessoa, com produção da Faded e Xapa 13.

Mais de 40 artistas pisaram o palco da Altice Arena, tendo esta 3ª edição contando com a participação especial de um dos maiores artistas internacionais, Gabriel O Pensador, naquela que foi uma real homenagem à voz responsável pela entrada deste género musical nas rádios nacionais.

Ao longo da noite o público viajou por três décadas de existência do Hip Hop em terras lusas, onde os quatro pilares deste movimento (o MC, o DJ, o B-boy e o Writer), estiveram representados durante todo o espetáculo, numa produção irrepreensível, reunindo em palco grande parte dos nomes mais representativos do Hip Hop nacional, com direito à presença da maior voz brasileira do género.

O palco com três andares e seis metros de altura, foi desenhado respeitando a cronologia da cultura do Hip Hop, sendo o DJ a primeira figura a aparecer em cena, mantendo-se como o “maestro” e “motor” de todo o espetáculo, sempre posicionado no último piso. O segundo andar esteve dedicado aos b-boys e às b-girls, que deram ao longo do concerto movimento aos beats e rimas. Já o primeiro andar foi palco das rimas e carisma dos MCs, sempre acompanhados nas laterais pelos writers que ao longo de toda a noite cumpriram a missão de pintar dois murais com sete metros de altura, cada, enquanto três ecrãs de LED sustentaram a história do Hip Hop Tuga, desde o passado até ao presente.

Gabriel o Pensador, Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua, NGA, Dillaz, Ace & Presto, Mundo Segundo, Nenny, Julinho KSD, Bispo, Chullage, Kappa Jotta, Holly Hood, T-Rex, Tribruto, XEG, Blasph & Sanryse, Nerve, GROGNation, Papillon, Vado Más Ki Ás, Phoenix RDC, X-tense, Deau, Keso, Tekilla, Alcool Club, os DJs Nel’assassin, Bomberjack, Kronic, Cruzfader, Glue, Crew’s BBoys, Zoo Gang, 12 Makakos, Gaiolin Roots, Momentum Crew, e os Writers Crack Kids Crew e Nomem & Youth One, pisaram o palco por ordem cronológica, numa noite em que as hostes estiveram a cargo do artista brasileiro, com arranque em 1992.

O Hip Hop é hoje o estilo musical mais ouvido no mundo e Portugal não é excepção, e a história contou-se em voz alta com os pioneiros ao lado da nova escola de Rappers, DJs, Bboys, Writers, e, juntos deram provas da vitalidade desta cultura.

Fonte: Think Out Loud

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.