GASTRONOMIA HOLANDESA (PAISES BAIXOS)

O País dos moinhos e das tulipas tem uma culinária muito sazonal, ela varia consoante a Estação do ano. As comidas típicas dos Países Baixos são ricas em vegetais, molhos e frituras. Composta por pratos simples mas deliciosos e exóticos. Confira a nossa lista e conheça mais sobre a gastronomia holandesa:

    

1. ARENQUE CRU (HARING)

Arenque cru é uma iguaria típica holandesa. Todos os anos por volta de junho é a Estação do Arenque, e são vendidos em barracas e é servido com cebola picada e pickles ou com pão. Até existe a maneira típica de comer esse peixe, pegue o peixe pela cauda, incline a cabeça para trás e deixe deslizar para dentro da boca.

 

2. BATATA FRITA COM MAIONESE (PATAT)

Parece não ser nada de especial, afinal todo mundo come batatas fritas, mas na Holanda é tradicional, as famosas batatas fritas vendidas em cones têm um toque diferente pelo seu tamanho e a variedade de molhos.

3. STAMPPOT

Stamppot é o prato mais tradicional holandês, feito de puré de batatas com legumes variados. Existem diversas versões de Stamppot mas os ingredientes mais usados são, espinafre, cebola, nabo e cenoura. É geralmente servido com rookworst, uma espécie de linguiça defumada.    

4. SOPA DE ERVILHA

Uma sopa espessa feita com ervilhas, bacon, linguiça e legumes variados. É tradicionalmente consumida no inverno e é comum encontrar em cafés.

5. OLIEBOLLEN

Como próprio nome diz, Oliebollen traduzindo significa literalmente bolas de óleo. É um bolinho de massa doce fritos em óleo quente e servidos com açúcar em pó. Os Oliebollen são tradicionalmente consumidos na véspera de Ano Novo, vendidos em barracas e parques de diversões.

 

 

6.QUEIJO

O queijo é característico da Holanda, existe uma variedade de queijos: Edam, Old Amsterdam, queijo de cabra, queijo cominho, gouda,  etc. Por toda Holanda encontras pequenas lojas de queijos, e se quiser mergulhar na cultura dos queijos aconselho a visitar os mercados de queijos, um dos mais famosos é o mercado em alkmaar e aproveita conhecer mais sobre a cultura holandesa.

 

 

7. STROOPWAFEL

Food photo created by azerbaijan_stockers – www.freepik.com

Stroopwafel pode ser traduzido como “Waffle com calda”. É um fino waffle em formado de disco unido com uma espessa calda de caramelo, é provavelmente o doce mais famoso da Holanda. Pode ser encontrado em qualquer supermercado holandês em diferentes tamanhos, e um dos melhores lugares para comer o stroopwafel são em feiras e mercados holandês, são feitos e servidos na hora ainda quente. Também vendem em latinhas para levar como lembrança.

Uma dica: Coloque o Waffle sobre uma bebida quente. Ao servir uma xícara de café ou chá quente, ponha o waffle sobre a xícara e espere alguns minutos até começar amolecer, e coma-o quente.

 

Quais dessas comidas típicas gostarias de provar?

Artigos Relacionados