Galeria MOVART inaugura em Lisboa com exposição do artista Ihosvanny

Foto: reprodução

A Galeria MOVART de arte contemporânea africana, chega a Lisboa no próximo sábado, 31 de Outubro, com a exposição individual AIR IHOSVA do artista Ihosvanny.

MOVART é a primeira galeria comercial a surgir em Angola, estabelecida em Luanda desde 2017, e agora abre portas em Lisboa, Portugal.

A inauguração em Lisboa contará com obras inéditas do artista angolano Ihosvanny, que apresenta o trabalho “AIR IHOSVA”, que consiste em pintura, vídeo e instalação. 

Além disso, o artista vai também criar um mural no pátio do edifício da galeria, durante a inauguração, que poderá ser acompanhado pelo público presente.

A exposição AIR IHOSVA ficará patente até dia 10 de Dezembro, e poderá ser visitada por marcação, de terça a sábado, na galeria localizada na Rua João Penha, RC 14A, em Lisboa. A entrada no espaço está limitada a 5 pessoas, e é obrigatório o uso de máscara facial.

Têm ainda marcado outras exposições individuais, como do artista angolano António Ole, em Dezembro deste ano, e da portuguesa Rita GT em Março de 2021.

Sobre o artista

Nascido em Angola, Ihosvanny vive e trabalha entre Barcelona e Luanda. É um artista autodidata que transita entre pintura, vídeo e instalação. 

Em suas obras aborda o caos físico e as experiências psíquicas do urbanismo. A paisagem urbana de Luanda fornece uma fonte constante de material para o seu trabalho.

Participou em diversas exposições individuais, coletivas e feiras de arte de países como Angola, Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cuba, Itália, África do Sul, Uganda, Inglaterra e Estados Unidos da América. 

Destacam-se as exposições no Museu Judaico de Nova York (USA), Museu de Arte Moderna da Bahia (Brasil), 11ª Bienal de Arte de Havana, (Cuba); Trienal de Luanda (Angola); e o Pavilhão Africano na 52ª Bienal de Veneza (Itália).

GALERIA MOVART

MOVART abriu suas portas em 2017 na Marginal de Luanda, mas foi criado em 2015, por Janire Bilbao, diretora do projeto que começou como um conceito de exposições itinerantes experimentais de artistas locais, e da diáspora africana e lusófona. 

Desde então, a MOVART tem participado em diversas feiras internacionais, como ARCOMadrid, ARCOLisboa, London Art Fair, AKAA Fair Paris, FNB Joburg Art Fair, e Scope International Art Show nos EUA. 

O projeto focado na internacionalização e visibilidade de artistas emergentes e recém-estabelecidos, conta com mais de 40 exposições, de artistas como Ihosvanny (Angola), Keyezua (Angola), Mário Macilau (Moçambique),  Rita GT (Portugal), Thó Simões (Angola), entre outros.

Artigos Relacionados