Festival Fado Maputo com Katia Guerreiro e Hélder Moutinho

Foto: festival fado maputo (reprodução)

Maputo é a cidade escolhida para 12ª edição do Festival Internacional de Fado que irá decorrer nos dias 17 e 18 de Junho de 2022. Pela esta primeira edição em terras Moçambicanas irá receber Katia Guerreiro no Cine-Teatro Scala e Hélder Moutinho na Escola Portuguesa de Moçambique. Bilhetes já à venda em ticketline.pt.

O Festival de Fado é um evento internacional que se realiza em dezassete cidades dos quatro continentes do mundo: Europa, África, América Latina e Ásia. Sob o mote “O Fado e o Mar”, este ano o festival recebe dois artistas de renome portugueses, Katia Guerreiro e Hélder Moutinho. Em 2020, Moçambique recebeu o festival no formato híbrido, e contou com a presença de Fábia Rebordão, Cuca Roseta e Sara Correia.

Katia Guerreiro é, hoje, uma intérprete consagrada e reconhecida como uma notável embaixadora da música portuguesa. FADO MAIOR foi o primeiro CD de Katia Guerreiro, lançado em Junho de 2001, atingiu disco de prata e foi nomeado para o Prémio José Afonso em 2002. Em 2010, no ano em que celebrou 10 anos de carreira, recebeu da Fundação Amália Rodrigues o importante prémio de Melhor Cantora de Fado. Trará até Maputo um concerto muito especial.

A ligação de Hélder Moutinho com a cidade de Lisboa revela-se inevitável: a cidade das paixões, das casas de fado, das noites nostálgicas e poéticas que lhe servem de inspiração. O artista tem levado o seu Fado além-fronteiras, tendo actuado ao longo dos anos em cidades como Nova Iorque; Vancouver, Holanda, Reino Unido, China ou Coreia do Sul, Polónia, Finlândia, Canadá, Rússia e Espanha. Chega ao Festival do Fado para uma actuação memorável.

Com um programa cultural integrado no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, o Festival em Maputo arranca no dia 15 de Junho, com a exibição do filme “Fado”, de Sofia Portugal e Aurélio Vasques, no Centro Cultural Português.

No dia 17 de Junho, Katia Guerreiro vai atuar no emblemático Cine-Scala, no coração da cidade de Maputo. Enquanto o artista Hélder Moutinho actuará na Escola Portuguesa de Moçambique, no dia 18. Neste mesmo dia acontece a inauguração da exposição de fotografia “O Fado e o Mar” na Escola Portuguesa de Moçambique e, ainda, workshops no auditório Carlos Paredes, um sobre a guitarra portuguesa com o guitarrista Pedro de Castro e outro sobre letras para fado tendo como mote o CD-Livro “Brincar aos Fados” publicado pelo Museu do Fado.

Esta iniciativa cultural conta com o apoio institucional de várias entidades portuguesas, entre as quais se destacam a Presidência da República Portuguesa, Embaixada de Portugal em Maputo, Museu do Fado, Turismo de Portugal e Instituto Camões em Maputo. 

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.