Dia da Criança: Elementos essenciais no Desenvolvimento da criança

Dia Mundial da Criança

 

No Brasil o dia das crianças é comemorado em 12 de outubro, mas em países como Portugal, Moçambique e Angola, comemora-se à 01 de junho. 

Inicialmente descrevo criança como um ser puro, transparente, repleto de alegria. Ser que desde o nascimento transforma e renova vidas. 

A infância é uma fase encantadora e de imensos aprendizados. A criança possui direitos que devem ser respeitados para que assim, ela cresça saudável psicologicamente e fisicamente. 

 

Abaixo cito alguns tópicos que acredito serem essenciais ao seu desenvolvimento:

  1. Lar estruturado: um lar onde há respeito e amor entre os membros é fundamental na constituição dos valores sociais da criança. Toda criança precisa se sentir acolhida. 
  2. Carinho e Afeto: quando a criança se sente amada e aceita sua auto estima tende a ser elevada. O amor é o sentimento mais fundamental na vida humana. 
  3. Convívio social: a criança necessita de convivência no meio social, frequentar escola, ter amigos, interagir. E por meio da socialização é que aprende na prática sobre deveres e valores. Aprende a respeitar. Desenvolve sua capacidade de criar, interagir. A criança é um ser social, assim se faz indispensável que haja convivência com outras pessoas além da família. 
  4. Respeito: todo ser precisa de respeito e uma criança mais ainda. Respeito dos seus limites e direitos. O respeito está diretamente interligado a estima que se tem por alguém. Respeito independente de diferenças, superando assim preconceitos e barreiras. Quando respeitamos  alguém ensinamos por meio da nossa ação, ao outro também a respeitar com empatia. 
  5. Necessidades básicas: deixei esse item por último por acreditar que o emocional é mais fundamental que o material. Quantas vezes vemos crianças que não tem nem uma boneca mas que são extremamente felizes e saudáveis. Mas como é direito de toda criança ter suas necessidades básicas supridas porque associadas a tudo que citei acima as tornarão adultos equilibrados. Abrigo, alimentação e saúde, são direitos básicos de todo cidadão, pelo menos é o que rege a constituição. Seria ideal que toda criança tivesse todos suas necessidades básicas e psicológicas atendidas. 

Concluo esse texto enfatizando uma frase que sempre ouvimos: “A criança é o futuro do nosso país”! Então que cuidemos do presente para que não tenhamos que arcar com consequências desastrosas no futuro. Vamos investir nesses seres iluminados no nosso presente para que eles sejam tesouros no nosso futuro. 

Então o que desejo é que sejamos adultos puros e cheios de sonhos como as crianças, que saibamos esquecer a dor das correções como elas, mas sem esquecer o aprendizado. Que saibamos perdoar e ter um coração puro mesmo quando nos fizerem chorar. Que não guardemos o que não nos faz bem. Acredito que assim, com um coração de criança é que poderíamos ser melhores do que somos.

 

 

 

 
 
Texto de auto-ajuda escrito pela Psicóloga e Influencer Digital brasileira Dany Pimenta

Artigos Relacionados