Covid-19: Jovem Angolano desenvolve protótipo de Esterilização Ultravioleta e Ventilador Mecânico

Jovem angolano usa conhecimentos em electromedicina, para criar protótipos de equipamentos médicos, importantes no combate a pandemia da Covid-19.

O engenheiro de Electromedicina, Evandro Adão Manuel Capaia, de 28 anos, desenvolveu um protótipo de Sistema de Esterilização por Ultravioleta (UVC) e um Ventilador Mecânico que pode ser fabricado em território nacional.

Em entrevista à Koffie Luso, o engenheiro explicou que o UVC é um sistema de esterilização que “mata vírus em superfícies e objetos, utilizado em locais aonde há concentração de vírus como centros de tratamento do novo coronavírus, centros de quarentena, hospitais e transportes públicos.”

Para a concepção da Lâmpada Ultravioleta (UVC), o engenheiro, utilizou “lâmpada de mercúrio para gerar radiação ultravioleta de onda curta 200 nanômetro para baixo”, e amplificou “a luz ultravioleta através de um sistema de óptica” usando lentes e material refletor de luz.

Evandro, afirma que esse tipo de protótipo UVC, não é encontrado em outros fabricantes pelo mundo.

Ventilador Mecânico

 

Quanto ao Ventilador Mecânico, explicou que “faz o mesmo que um ventilador convencional faz. As suas vantagens é que fica mais barato e é fácil de manusear, uma vez que em angola tem poucos técnicos de saúde que sabem operar um ventilador convencional”. 

O ventilador é feito com material que se encontra facilmente no território africano. “A diferença esta em um ser automatizado e outro é mecanizado”, concluiu.

O protótipo do ventilador foi feito com motor de limpa para-brisa, “um ressuscitador manual”, que não se usa nos ventiladores pulmonares.

Questionado sobre apoios para a fabricação dos equipamentos, o engenheiro disse que algumas pessoas mostraram interesse no seu protótipo, mas até ao momento, não recebeu qualquer apoio.

Ver também: Jovem angolano desenvolve aplicativo de teste online do Covid-19

Artigos Relacionados