Como manter a Saúde Mental durante Isolamento Social

Em meio a uma pandemia o mais recomendado no momento para que não haja proliferação do vírus Covid-19, é o isolamento social. 

São tantas notícias de índices de contaminação e mortes que recebemos pelas mídias, que nossas emoções tem sofrido ataques externos desencadeando mais e mais produção de cortisol (hormônio que ocasiona baixa imunológica).

Para que passe por esse período de reclusão social, deixarei cinco (5) dicas importantes de como ocupar seu tempo com qualidade e saúde emocional: 

  1. Busque fortalecimento espiritual – somos seres holístico e assim possuímos no nosso todo o lado espiritual. Baseado no que você crê, busque se fortalecer espiritualmente com orações, etc. 
  2. Cuide da sua mente – evite se encher de tanta informação negativa que desencadeia ansiedade, medo, tristeza, etc.  Mantenha pensamentos positivos acreditando sempre no que é melhor. Lembre-se, que pensamentos geram sensações, emoções e emana vibrações para obrar o corpo. Mente sã, corpo são
  3. Cuide da sua alimentação – busque consumir menos gorduras e açúcares. Dê preferência a frutas, verduras e proteínas. Uma boa alimentação ajuda a ter saúde fortalecida. 
  4. Cuide da sua aparência – Dedique tempo para cuidar de si mesmo. Organize suas roupas, makes e sapatos. Cuide do seu cabelo, pele e corpo, mesmo que não possas ir a um salão, você pode se dedicar ao auto-cuidado. Quando cuidamos da nossa aparência, a nossa auto estima aumenta. Faça exercícios físicos em casa e mantenha-se sempre ativo. 
  5. Estabeleça uma rotina – Procure manter seus horários como antes da Pandemia. Acorde cedo, mantenha uma rotina diária com atividades que ocupem seu tempo. Sentir-se ocioso é sintoma de que você não está preenchendo seu tempo como deveria. Leia livros, faça cursos on-line. 

Lembre-se sempre que essa pandemia vai passar. Nenhuma crise dura a vida inteira. Não foque no problema mas nas oportunidades. Continue seu dia a dia com ocupações, para que esse período não cause danos a sua saúde mental. 

 

Texto de auto-ajuda, escrito pela Psicóloga e Influencer Digital brasileira Dany Pimenta

 

Artigos Relacionados