Bravo Moçambique, oferece próteses mamárias a sobreviventes de cancro

A organização sem fins lucrativos norte-americana, “Knitted Knockers Support”, presente em vários Países, distribui gratuitamente próteses mamárias artesanais a mulheres que perderam os seios por conta do cancro da mama.

Em Moçambique, a iniciativa está presente através da associação “Bravo Moçambique”, que já doou próteses a mais de 200 mulheres em todo País, principalmente na cidade de Maputo e Nampula.

Denominadas “Knitted Knockers”, as próteses foram trazidas a Moçambique em 2018 pela moçambicana Cristina Teixeira, que apresentou o projeto às atuais embaixadoras da marca no País, que batizaram-no de “Bravo Moçambique”.

Feitas de malha ou crochê, as próteses artesanais são criadas por voluntários, e posteriormente são doadas a mulheres que se submeteram a mastectomia ou outros procedimentos nos seios.

Segundo a “Knitted Knockers Support”, fundação criada em 2011 pela norte-americana Barbara Demorest, as próteses tradicionais “são geralmente quentes, caras, pesadas, desconfortáveis e requerem sutiãs especiais”.

as de malha, “são macias, confortáveis, bonitas, e quando colocadas em um sutiã normal adquirem a forma de um seio real”, explica a ONG.

Uma prótese mamária de silicone pesa 400 gramas, enquanto as de croché pesam cerca de 35 gramas, visto serem preenchidas com algodão anti-alérgico.


Quer apoiar esta iniciativa em Moçambique?

Pode fazê-lo comprando o material necessário para a produção das próteses ou mesmo ajudar na sua produção. E também identificando pessoas que necessitam deste apoio.

Para ajudar basta contactar a Bravo Moçambique através do número: 844010455 ou pelo email: bravomocambique@gmail.com.

Artigos Relacionados