AP Kituxi lança “Gente Como Nós”, um livro para esta quadra festiva

No passado sábado, 11, aconteceu no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, o lançamento do livro infantil “Gente Como Nós – Retratos e Estórias de Bichos” de autoria de António Pinto Kituxi (AP Kituxi) com ilustrações de Sérgio Piçarra.

Sob chancela da Editora Mayamba, “GENTE COMO NÓS” (retratos e estórias de bichos), para co-ler, co-desenhar e co-colorir, retrata a amizade entre os animais, onde uniu-se várias histórias de animais que aparentemente não se dão bem, mas que neste livro conseguem sim ter uma amizade perfeita.

“Nele se descrevem 22 animais – selvagens, de quinta e de quinta e de companhia (e o próprio Homem!) – e se contam 11 fábulas contracenadas dois a dois (…). O filtro é divertir, elucidar e levar à reflexão sobre o respeito devido à natureza e a aceitação das diferenças dos outros seres como nós”, lê-se na sinopse.

A obra já está a venda na Livraria Mayamba, em Luanda, ao preço único de 5 mil kwanzas.

Compõem o livro trinta e três textos, de três quadras cada, em prosa versificada, e igual número de desenhos para colorir (Sérgio Piçarra). São 22 os bichos, Homem incluído, nele retratados um a um, como este aqui, que é o primeiro:

O CÃO AU-AU

Ladra, late, rosna e uiva
como se fosse feroz.
Mas é manso que nem pomba,
se o amamos, e ele a nós.

Tem olhar meigo e fiel
como o da mamãe-coruja(1);
não há amigo como ele,
nem perigo de que fuja.

Os poetas já lavraram
bons versos sobre os seus dons:
«Entre cães, achei amigos;
entre amigos, canzarrões».

(1) mãe extremosa, carinhosa

“Emparelhadas, as 22 personagens protagonizam 11 estórias (fábulas) como esta aqui”:

A RAPOSA E AS PENAS

Numa noite bem friinha,
com a Galinha foi ter.
Queria umas peninhas
pra seus bebés aquecer.

«Coitados dos Rapositos!
Por que não falou já antes?
Amigona, entre… e sirva-se;
recolha as penas cadentes.»

E lá se vai a Raposinha,
com plumas fofas e quentes.
«Espere só! – diz-lhe a Galinha.
– Leve uns ovitos pra eles…»

“Gente Como Nós é, em suma, um livro que não casa mesmo nada mal com o bom espírito desta mágica quadra de Natal”.

Sobre o autor

AP (António Pinto) Kituxi é cidadão luso nascido perto de Miranda, a 16 de Julho de 1953. Residente em Angola há cerca de 60 anos, vem desenvolvendo actividades nas áreas da educação, da cultura e do jornalismo cultural e empresarial. Está representado na II e na III Colectânea de Poesia Lusófona em Paris (Portugal MAG Editora, 2018 e 2019). É recém – aposentado com projectos de escrever para crianças e adolescentes.

“Gente Como Nós – Retratos e Estórias de Bichos” é o seu livro de estreia, escrito quando tinha 33 anos. Daí o número de textos. Quis, escrevendo-o, completar a trilogia” ditada” pelo poeta José Marti: para se ser Gente na vida, dever-se-á “plantar uma arvore, fazer um filho e escrever um filho”.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.