2011 foi o ano em que o mundo disse adeus a ‘diva dos pés descalços’Cesária Évora; e o ano em que fado se tornou Património Imaterial da Humanidade.
Há dez anos atrás foram lançados diversos hits interpretados por artistas da lusofonia. Para um momento de nostalgia, listamos os três principais sucessos editados no ano de 2011:
“Ai Se Eu Te Pego” – Michel Teló
Em 2011, Michel Teló alcançava sucesso nacional e internacional com a febre “Ai Se Eu Te Pego”. O tema começou a se popularizar quando jogadores famosos como Neymar, Diego Souza e Cristiano Ronaldo, comemoraram os seus gols fazendo a coreografia da música.
Tanto a canção como o videoclipe atingiram grandes números. O single alcançou o topo da parada Brasil Hot 100 Airplay e conquistou o sexto lugar de single mais vendido do mundo em 2012. Já o vídeo teve centena de milhões de visualizações no YouTube, tornando-se recordista para uma música brasileira na plataforma.
“Não Me Toca” – Anselmo Ralph
O angolano Anselmo Ralph viralizava com o hino “Não Me Toca”, cujo videoclipe foi o mais visto em Portugal, segundo ranking do YouTube realizado em 2015.
Entre parodias e adaptado com ritmos populares do brasil, “Não Me Toca” é sem dúvida o tema mais regravado do astro angolano. Inclusive o brasileiro Zé Filipe fez sucesso quando lançou em 2016 uma versão sertaneja, que contou com a participação de Ludmilla.
“Amar Não é Pecado” – Luan Santana
O brasileiro Luan Santana conquistava os corações com o tema “Amar Não é Pecado”. A canção esteve por três meses nas paradas Brasil Hot 100 Airplay, e fez parte da trilha sonora da telenovela “Morde e Assopra” da Rede Globo.
Bonus Track
Além destes três super êxitos que explodiram internacionalmente, separamos outros temas inesquecíveis.
“Boda” – Paulo Flores (Angola)
O semba que tocou em todos os “Boda” (Festa), um dos maiores sucessos do cantor e compositor angolano Paulo Flores, marcou o ano de 2011.
Com este tema, que faz parte do álbum “O País Que Nasceu Meu Pai” lançado em 2013, o Kota Paulito venceu o Top dos Mais Queridos, um dos principais prémios da música angolana.
“Esta Noite” – David Carreira (Portugal)
Neste ano, o português David Carreira, estreava com a música “Esta Noite”, do seu primeiro álbum de estúdio “Nº1”, que alcançou a primeira posição no top dos discos mais vendidos em Portugal.
“A Máquina” – Amor Electro (Portugal)
A banda portuguesa formada por Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Ricardo Vasconcelos, Rui Rechena e Mauro Ramos, que estreou neste ano com o álbum “Cai o Carmo e a Trindade”, teve o single de apresentação “A Máquina (Acordou)”, em primeiro em Portugal por cinco semanas consecutivas.
O disco “Cai o Carmo e a Trindade” entrou diretamente para o quarto lugar do Top de Vendas em Portugal chegando pouco depois ao primeiro lugar.