‘Sankofa & Afrofuturismo’, primeira exposição de artes gráficas de Délcio Caiaia
Todos os anos, a 16 de Junho é celebrado o Dia da Criança Africana, em memória das crianças negras que foram mortas nesse dia, em 1976, em Soweto, Joanesburgo, na África do Sul.
Milhares de Crianças e Jovens foram às ruas para protestar exigindo melhor qualidade de ensino e que a sua língua materna fosse acrescentada ao currículo escolar em vez da língua Afrikaans e inglesa que aprendiam nas escolas.
A manifestação durou duas semanas e acabou em tragédia, com a morte de mais de centenas de jovens e crianças, e milhares de feridos.

Em 1991, a OUA (Organização da Unidade Africana), mais tarde UA (União Africana), escolheu o dia 16 de Junho para homenagear as vítimas desse massacre e proteger as crianças do continente africano, que são vítimas de violência e abusos todos os dias.
Diversas palestras, eventos e actividades culturais, recreativas e desportistas são realizadas todos os anos para saudar o dia da criança africana.
Conscientes da necessidade de proporcionar uma vida digna às crianças, foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a “Declaração dos Direitos da Criança”, que em 1990, se tornou lei internacional.
Autor
Koffie Luso
Permitimos a cópia dos nossos artigos, desde que citada a fonte “Koffie Luso”.
Mande sugestões para nosso magazine através do email: info@koffieluso.com